Furto Novamente nos fios da rede de energia do Bairro Itajuba

Situação passa a ser tratada como deboche por parte da população

23/01/2026

Furto Novamente nos fios da rede de energia do Bairro Itajuba

(unibvnews.com.br)

Profissão Ladrão

Deve ser motivo de orgulho da familia deste cidadão, especializado no furto de fios da Rede Elétrica do Municipio que o faz responsável por manter e abastecer sua familia com o produto dos furtos praticados,  ainda mais depois que alguns estabelecimentos foram notificados pela prefeitura e pelas policias locais há duas semanas atrás.
Enquanto isso a cidade sofre com a falta de iluminação nas ruas da cidade, entre tantas consequências.
Entre o furto praticadoa na rua Rita de Cassia há 30 dias atrás  e  os furtos no bairro  São Cristovão e no Bairro Acorianos , menos de um  mês se passou e  os meliantes ja retornaram a rua Rita de Cassia Coelho Ramos.
Um "self service" de material. Um caixa eletrônico livre , na calada da noite.
A população precisa se mexer e denunciar estes ladrões, sob pena de, a já cara taxa de luz, ficar ainda mais elevada por conta dos prejuizos causados pelos fascínoras.
Á prefeitura cabe buscar soluções impeditivas destes ataques. O que, acredito que o Prefeito Daniel já esta empenhado. É preciso lembrar que há
dois anos atrás, o Bairro Itajuba era cercado por uma rede de câmaras , interligadas entre si, via web, e com acesso permitido aos moradores e  as policias  locais, no projeto batizado de SOS Vizinhos,  que resultou na época,  numa reducão sensivel dos furtos no Bairro.
Foram quase 18 meses de maior segurança. O uso destas Câmaras protegia casas, comércios e a população. Infelizmente a falta de apoio inviabilizou o projeto, haja visto que  a empresa que colocava as Câmaras, não conseguiu manter o projeto com os R$35,00 reais de cada morador participante. Isso mesmo , apenas trinta e cinco Reais.
Fica a pergunta, quanto custa toda esta fiação roubada, a mão de obra do servidor, o combustivel usado, os equipamentos e os objetos quebrados? 
Qual seria a melhor solução? Em Santo André em São Paulo adotaram o uso de parafusos de 28 centímetros. Quatro em cada poste.
Afinal o quilo deste metal gira em torno de 50 Reais, para uma pessoa pode representar um bom valor a destruição do patrimônio público.
Também temos noticias de duas mortes recentes, em municipios da região, de pessoas furtando fios da rede de alta tensão.
Urge a convocação de uma força tarefa para rebater esta ação, ou reação(?) , do mundo  do crime. 
Está ficando chato colocar fios de cobre caros e ter que recolocar em poucos dias , por que os ladrões fazem da rede de iluminação pública , um self service de metal, ou um caixa eletrônico para seus orçamentos.
Urge a população denunciar.
Urge uma ação  rápida e conjunta das autoridades municipais contra este crime , tão prejudicial a nossa cidade.

Jornalismo unibvnews.com.br
Wellington Bittencourt
CRP 0007308 SC
 ()
 ()
 ()