Prefeitura de São João do Itaperiú mobiliza força-tarefa após temporal causar prejuízos que ultrapassam R$ 1 milhão

Chuva intensa, ventos fortes e granizo causam danos em residências, lavouras e infraestrutura; Prefeitura e Defesa Civil atuam no atendimento às famílias afetadas.

14/01/2026

Prefeitura de São João do Itaperiú mobiliza força-tarefa após temporal causar prejuízos que ultrapassam R$ 1 milhão

(Jornal O Litoral)


A Prefeitura de São João do Itaperiú mobilizou uma força-tarefa para atender às famílias e produtores rurais atingidos pelo forte temporal que atingiu o município na tarde de domingo (11). A chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento, raios e, em alguns pontos, granizo, causou prejuízos significativos, especialmente na região da Lagoinha, a mais afetada.

Na manhã desta segunda-feira (12), um grupo de trabalho, formado pelo prefeito Rovâni Delmonego, Defesa Civil, secretarias de Obras, Agricultura e Assistência Social, além da Epagri, percorreu propriedades rurais e residências da localidade para realizar o levantamento dos danos e prestar apoio direto às famílias atingidas.

Um levantamento preliminar indica que os prejuízos já somam mais de um milhão de reais. Dezenas de bananicultores da região tiveram perdas parciais ou quase totais de suas lavouras.

Além disso, residências, galpões, veículos, galinheiros e outras estruturas foram danificados, com registros de destelhamentos e edificações parcialmente ou totalmente destruídas pela força do vento.

“Estamos acompanhando de perto a situação, visitando as propriedades e residências atingidas para entender a real dimensão dos prejuízos. É um momento difícil para muitos produtores e moradores”, disse o prefeito Rovâni Delmonego, que passou a manhã designando as equipes de trabalho para o atendimento às famílias afetadas.

Ele explicou que o mais importante é que não houve vítimas, apenas danos materiais, e que agora está concentrado no levantamento completo para buscar apoio do Estado. Também afirmou que segue acompanhando a situação, realizando novos levantamentos ao longo do dia, e reforça que todas as famílias afetadas estão recebendo atendimento e suporte necessários.

A diretora da Defesa Civil de São João do Itaperiú, Cheila dos Santos, explicou que as primeiras ações foram emergenciais, com foco na proteção das famílias. “Assim que o temporal cessou, nossas equipes, junto com os Bombeiros Voluntários, atenderam as ocorrências mais urgentes. Até o momento, cinco residências foram as mais afetadas, todas com destelhamento”, contou.

Ainda conforme a diretora, “As famílias não ficaram desabrigadas, mas cerca de 70% das casas foram danificadas. Fizemos a entrega de lonas e ajudamos na cobertura dos imóveis. Agora estamos realizando um levantamento detalhado para dimensionar corretamente os estragos, principalmente na agricultura”, destacou.

A Secretaria de Obras também atuou desde as primeiras horas após o temporal. Máquinas, caminhões e escavadeiras foram mobilizados para a limpeza de vias, retirada de árvores, desobstrução de estradas e posterior reposição de macadame, garantindo a trafegabilidade e a segurança da população. Equipes também auxiliaram nos atendimentos relacionados à rede elétrica, em parceria com a Celesc.

Os Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú atuaram em conjunto com a Defesa Civil na resposta ao evento, enviando equipes, ambulância, caminhão, distribuindo e instalando lonas, além de realizar corte e poda de árvores que obstruíam estradas.

Fonte Jornal O LITORAL

Jornaliamo unibvnews.com.br
WellIngton Bittencourt CRP0007308 SC