Mãe mais jovem da história! Esta é Lina Medina, que nasceu no Peru em 1933. Ela bateu o recorde de ser a menina mais jovem a engravidar, conseguindo ter um filho quando tinha apenas cinco anos. Os pais acreditavam que ela tinha um tumor devido ao tamanho do caroço na barriga, até que o hospital confirmou que era uma gravidez. Conta-se que Lina começou a menstruar aos dois anos e oito meses, e aos quatro anos e oito meses já estava grávida. Lina deu à luz um menino, por cesariana, devido ao tamanho de sua pequena pélvis.
Seu pai, Tiburcio Medina, notou que Lina, uma de suas oito filhas, estava com a barriga inchada e, diante das superstições dos vizinhos, que diziam que ela tinha uma cobra dentro e culpavam Apu, o espírito dos Andes, em 1º de abril de 1939, ele a levou aos xamãs da aldeia. Os xamãs acreditaram que ela tinha um tumor e o aconselharam a levá-la a Pisco, a cidade mais próxima.
O Dr. Gerardo Lozada a tratou e a levou para Lima, capital do Peru, onde os especialistas que atenderam Lina foram o Dr. Gerardo Lozada e o Dr. Rolando Colareta Landa, que ficou responsável pela anestesia. Ambos a ajudaram. Foi um caso muito estranho devido à condição inicial. Ela concebeu seu filho com a idade de 4 anos e 8 meses. Aos 2 anos e 8 meses começou a menstruar. Um mês depois, em 14 de maio de 1939, Lina, com 5 anos, 7 meses e 21 dias, deu à luz um menino por cesariana, realizada pelos cirurgiões Dr. Lozada, Dr. Rolando Colareta e Dr. Bussalleu.
Quanto à identidade do pai, não se sabe quem era o pai da criança. O pai de Lina, Tiburcio, foi preso por vários dias por suspeita de estupro. Quando foi libertado, a suspeita recaiu sobre um dos irmãos de Lina. No Peru, acreditava-se que Lina era uma espécie de Virgem Maria, que concebeu virginalmente.
Até hoje, na cidade de Antacancha, os moradores acreditam que Gerardo era filho do Deus Sol.
Unibvnews.com.br
JORNALISMO
Wellington Bittencourt CRP 0007308 DC