Grupo de alunos da Escola EEM Senador Luiz Henrique da Silveira de Barra Velha Ganham a Feira Regional de Ciências e Tecnologia de Joinville

A Feira Regional de Ciências em Joinville é a etapa regional da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (FECITEC/SC)

29/08/2025

Grupo de alunos da  Escola EEM Senador Luiz Henrique da Silveira de Barra Velha Ganham a Feira Regional de Ciências e Tecnologia  de Joinville

unibvnews.com.br jornalista Wellington Bittencourt (unibvnews.com.br jornalista We)

A Feira Regional de Ciências em Joinville é a etapa regional da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (FECITEC/SC), um evento extraordinário organizado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), onde são descobertos os talentos das Ciências em Santa Catarina.


A honraria máxima coube aos alunos da Escola Senador de Barra Velha, orientados pelo brilhante professor Edson Luis Guinter, que foram reconhecidos e agraciados com o Prêmio Máximo na categoria Ensino Médio Técnico, no experimento científico SUSTENTABILIDADE, com a participação primorosa e não menos brilhante dos alunos Bruno Valdrich Mafra, Érica Maria da Cruz Freitas, Gabriela Nunes de Oliveira e Inaê Janaina Pritsch (em ordem alfabética). Parabéns também à Escola Senador Luiz Henrique da Silveira de Itajuba, à sua diretora e ao corpo docente, que apoiou e acreditou nos alunos, incentivando-os e despertando neles a paixão pelo conhecimento científico, apesar de todas as dificuldades de nossa cidade.


O trabalho vencedor apresentou o desenvolvimento de um regador automatizado com Arduino (ou tecnologia semelhante), projetado como uma ferramenta pedagógica inovadora. O protótipo utiliza um sensor para medir a umidade do solo, liberando água de forma autônoma e eficiente, o que reduz o desperdício e promove o uso inteligente dos recursos hídricos. Aplicado na prática e exposto na feira de ciências, o projeto se mostra muito eficiente no agronegócio e no meio comercial e produtivo brasileiro. Trata-se de uma plataforma de aprendizagem interdisciplinar, unindo programação, eletrônica e ciências ambientais, alinhada ao tema “Culturas Inteligentes”.


As etapas de seleção e a organização da feira foram divididas em três fases: a etapa escolar (realizada dentro da própria escola), a etapa regional (realizada pelas Coordenadorias Regionais de Educação, como a de Joinville) e, oportunamente, a etapa estadual.


Parabéns aos nossos alunos, aos professores envolvidos e à nossa comunidade, que é vitoriosa por contar com estudantes de tanto valor em seus grupos.


Jornalista: Wellington Bittencourt