A abertura da 12ª edição do Porto Literário 2025 de Barra Velha aconteceu na terça-feira, com a participação da comunidade escolar, convidados especiais e autoridades locais.
A cerimônia foi realizada no salão das Senhoras Solidárias e contou com a participação e apresentação do Coral da Aldeia Tarumã, da Academia Brasileira de Letras – Seccional Barra Velha, representada pela sua presidente Adeneri Nogueira de Borba, de alunos autores do livro Poetas da Manoel, além de uma apresentação sobre Literatura e Educação Étnico-Racial nas Escolas com a Professora Dilcicleia Gonçalves de Barros e a encenação de uma peça teatral muito divertida da Companhia Mar Cultural.
Também fez parte da solenidade, Exposição de Arte reforçando ainda mais a importância do trabalho integrado entre literatura e cultura, tão presente nas escolas municipais.
Em sua fala, a secretária Fernanda Roberta Chagas deu as boas-vindas a todos e apresentou o tema gerador deste ano: “A diferença nos enriquece, o respeito nos une.”
Estiveram presentes o prefeito Daniel Pontes da Cunha, o vice-prefeito Juliano Bernardes, o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Moraes, representando o Poder Legislativo, além de demais vereadores e a Agente Regional de Governança da Undime, Jandinara Cristina Soares. As autoridades reforçaram a importância do evento, destacando a relevância do tema e elogiando o excelente trabalho realizado em mais uma edição do Porto Literário.
A programação segue até a próxima semana, com diversas ações culturais e literárias nas unidades escolares, além da tradicional Feira do Livro.
Jornalismo unibvnews.com.br
Wellington Bittencourt CRP 0007308 SC